sexta-feira, 8 de junho de 2007

Crítica Imóvel

Imóvel em movimento?
Aguinaldo de Souza 1

O espetáculo Imóvel, produzido pelo NúcleoVazantes 2, parte de várias fontes culturais para apresentar, na cena, uma síntese pessoal que o grupo – e cada artista do processo – faz do universo pesquisado. Neste sentido, cada seqüência se transforma numa representação condensada e rica em simbologias. A ocupação do espaço cênico, apesar de utilizar-se do palco tradicional (nossa caixa preta), realiza-se de modo singular, as oposições entre frente/fundo sugerem perspectivas interessantes, sugerindo, muitas vezes, um passeio por lugares outros, contribuindo para o aparecimento de um certo clima místico. Este “clima místico” vai aos poucos constituindo nuances de uma religiosidade e de uma crença no humano, que as atrizes constroem na densidade de seus corpos, num trabalho de concentração da energia que está presente em toda a obra, quer na economia de um gesto, quer na explosão de um salto ou queda.O roteiro é entrecortado por momentos de naturalidade e de estilização, trazendo referências textuais, processos de mímese e também jogos nitidamente improvisacionais. Característica esta que mantém, mesmo dentro de uma estrutura convencional, o espaço para a recriação do espetáculo, para um salto sobre a própria sombra.Chamar de Imóvel a este espetáculo parece algo paradoxal, pois o fluxo de movimento é a tônica do mesmo. A presença cênica dilatada das atrizes, a direção atenta e a precisão dos recursos cênicos são os pontos principais deste trabalho, que marca um bom resultado de um processo de pesquisa que pode e deve ser estimulado. Uma prova de que precisão e cuidado com a partitura não engessam o processo criativo, mas dão segurança para que o artista possa mover-se.
IMÓVEL
Ficha Técnica Direção: Eduardo AlbergariaAssistente de Direção: Daniela SoutoAssistência Corporal: Rosana BaptistellaTreinamento de Cavalo-Marinho: Daniela Souto Com: Erika Cunha Karina Yamamoto Natacha Dias Paula CarraraAutoria: Núcleo VazantesFigurinos e cenografia: Núcleo Vazantes Fotos: Patricia AraujoIluminação: Eduardo AlbergariaArte do cartaz: Eduardo Albergaria e Chris Piana

1 Doutorado pela UNESP/SP, Professor do Departamento de Música e Teatro da UEL/Londrina - PR, Coordenador do Grupo de Pesquisa “Indícios do corpo pós-moderno”.
2 Grupo formado em 2001, a partir de trabalho de alunos do curso de artes cênicas da ECA-USP, envolvendo seus trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica, passando ao trabalho profissional. O grupo tem formação e trabalhos com base em processos de Antonio Januzelli e do grupo LUME.

Um comentário:

Anônimo disse...

Meninas, quem orientou este trabalho de voz?
Adorei o blog. Postem mais! Falem dos treinamentos! Dêem notícias aos fãs.
Sou fã dos Vazantes (1). Não volta não?
Bjs da Lívia.